9 de nov. de 2011

Review Megaman X7


Dizem que o último jogo, cronologicamente falando, deveria ser o X5. Depois seria o Megaman Zero. Faz muito sentindo, considerando o final do X5, onde temos um Zero supostamente morto e o X que fica com a espada do seu amigo. E o Megaman Zero nos mostra um Zero bem diferente do que conhecíamos. Tudo bem que foi uma mudança de design dos personagens, já que o desenhista é outro. Mais talvez também seja para tentar deixar o jogador na dúvida se era realmente o Zero.

Depois veio X6, que atrapalhou um pouco essa cronologia no início, mas acertou tudo no final do jogo, que mostra o Zero dizendo que iria passar alguns anos afastados do mundo numa espécie de hibernação. E isso ainda encaixa com a história do Megaman Zero.

Nas quando chegamos no X7 tudo muda. Não há mais uma ligação entre as séries. Cada uma agora tem sua própria linha cronológica.

Não vou lhe enganar. O jogo é ruim, provavelmente o pior da série X.  Os controles são ruins, os gráficos são medíocres e os chefes desse jogo não parecem pertencer a um jogo da série X.

A história do Megaman X7 se passa anos depois dos eventos do X6. Os reploids restantes se uniram, e conseguiram restaurar boa parte do que havia sido destruído pelo Sigma, anos antes.
Durante esse tempo, o X resolveu desistir de lutar como um Maverick Hunter. Ele simplesmente cansou de toda violência.

Vamos fazer uma pausa e refletir. O X sempre foi pacifista, ele só queria curtir seus finais de semanas tomando alguns E-Tanks com seus amigos. Mas com os Mavericks atacando inocentes, ele não podia ficar só de braço cruzados, ele precisava agir e fazer o que era certo, mesmo ele não sendo um reploid feito para combate. Ele sempre foi assim durante toda a série.

No entanto, no X7, ele simplesmente resolveu não lutar mais. Preferia deixar as coisas serem destruídas, o pouco do que sobrou da população morrer do que agir com violência.
E isso para mim descaracterizou o personagem completamente, e já matou minha esperança de um bom jogo.

Agora vamos voltar aonde tínhamos parado.

Então, no Megaman X7 o X virou um bundão pacifista, o Zero é completamente inexpressivo, e temos o novo integrante, Axl.

Axl é um novo tipo de reploid capaz de copiar completamente a forma, voz e poderes de outros reploids. Por causa dessa característica ele é usado por um grupo chamado Red Alert, comandado pelo reploid Red.

A Red Alert é grupo de mercenários que também caçam Mavericks, já que pelo que eu entendi, desde quando o X resolveu parar de lutar, as atividades dos Maverick Hunter caíram bastante, resultando em um número maior de ataques de Mavericks.

Axl foge da Red Alert, por não concordar com as últimas ações realizadas pelo grupo. E acaba se juntando aos Maverick Hunters.


O grupo de mercenários, não satisfeitos com a fuga do Axl, resolve fazer uma disputa com os Maverick Hunter, para ver quem vai ficar com Axl, e esse é o enredo principal.

Você pode está pensando agora, que eu estou falando muito da história é o que interessa mesmo em um jogo de Megaman é a jogabilidade. E é exatamente nesse ponto que as coisas ficam ainda piores.

Nesse jogo, nós temos o gráfico em 3D com cell-shade, e por algum motivo os programadores acharam que seria interessante, misturar elementos as dois jogabilidades 2D e 3D.

Ambas são péssimas. No modo 2D, é o tradicional side-scrolling, com a diferença que os comandos são lentos e que com os personagens que atiram (Axl e X) você precisa usar um botão pra fixar a mira no alvo.

Já no modo 3D, é o que funciona bem no modo side-scroll deixa de funcionar aqui, e o jogador se sente perdido, tendo que recalcular as distâncias de movimento e ataque do seu personagem. A simples tarefa de pular, um buraco se torna frustrante quando  o jogo insiste em alternar do 2D para o 3D, a todo momento.

Para piorar esse sistema, quando há vários inimigos na tela, você tem que escolher em qual mirar apertando várias vezes o botão para trocar seu alvo.

Zero já não tem o problema de mirar nos seus alvos, mas seus ataques foram trocados pra uma posição mais horizontal para favorece ao ambiente 3D. O ruim disso, é que o alcance dele diminuiu, tornando ele muito ruim de ser usado, na câmera 3D, e pior ainda na 2D onde seus ataques na horizontal são pouco efetivos.

Em geral, o que mais prejudica a jogabilidade é essa mistura mal executada do 2D com 3D, que torna o jogo todo frustrante.

O gráfico não é muito impressionante, o visual dos personagens e suas animações de movimento são fracos, cenários feito as pressas, nem chamam a atenção.

O design dos chefes é péssimo, eles mais lembram os chefes da série Megaman do que a da série X.

E nem vou falar muito da dublagem, apenas vá ao menu e troque para a japonesa, vai melhorar um pouco.

Com tudo isso dito, esse é um jogo da série X, que você deve passar longe. A única coisa realmente interessante aqui e o personagem novo, Axl.

Mas se você ainda quer jogar um Megaman X 3D no PS2, procure pelo X8, onde eles aprenderam com os erros desse jogo, e fizeram um jogo em sua maior parte no estilo side-scroll, como um bom jogo de Megaman deve ser.

*Atualizei o review dos meus jogos de PS3, com Batman Arkham City.


Um comentário:

  1. Definitivamente, não tive paciência pra zerar essa merda. O jogo é ruim, as músicas são péssimas, jogabilidade decepcionante e tudo nele simplesmente não funciona! Lixo de jogo!

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