31 de mar. de 2012

Teorizando sobre Persona 5 - Parte 1


Há muito tempo atrás, em uma conversa com um amigo sobre o que esperar para o Persona 4 (sim, o jogo ainda não tinha sido lançado) eu comentei que gostaria que os personagens invocasse personas pelas cartas de tarô, e que ao além de Fusion Spell, os personagens do grupo fizessem um ataque físico combinado ( e não, All-out Attack não conta). A ideia desse ataque físico combinado seria uma coisa bem especifica para cada dubla, e também com uma boa animação.
Depois do jogo lançado, eu acertei as invocações por carta de tarô (no caso a carta do Persona em si) e bem, cada personagem ganhou uma espécie de ataque físico, mas infelizmente não foi exatamente como eu tinha imaginado.
Terminando essa enrolação, o lance dessa postagem, é que vou tentar chutar o que esperar do Persona 5 em certos aspectos, e como eu gostaria que fosse a progressão da série. Notando que nesse caso eu irei viajar nas ideias.
Primeiro o que eu espero de Persona 5. Para uma melhor compreensão irei dividir em tópicos. Vamos lá!
Personas
Antes do Persona 4, os personas dos personagens principais geralmente eram inspirados na mitologia grega. No persona 4 passou a ser a mitologia japonesa. Meu palpite para o Persona 5 é: Eles continuam com a mitologia japonesa ou passam para uma outra mitologia que não seja a grega. Não acho que irão voltar para a mitologia grega agora.
Fusion Spells
Eles devem voltar com tudo no próximo Persona. Acredito que irá ter um sistema bem parecido com o do Persona 2 (Innocent Sin e Eternal Punishment). Mas talvez sejam com grupos específicos de personagens.
E ainda acredito que talvez no Persona 5, teremos ataques físicos em dupla. Ataque combinado de personagens e não persona que fique claro.
Invocações

Eu penso em dois estilos de invocações para o novo Persona. Os personagens fazem uma pose legal e invocam os personas deles mesmo, sem carta, ou tiro na cabeça, naturalmente como nos Personas anteriores. Ou os personagens irão usar algum objeto característico, algo que represente eles em vários aspectos.
Social Links
Acredito que eles voltem. Mais com um sistema bem mais refinado e talvez com menos correria contra o tempo para completar todos. Social Link com os personagens do grupo também devem aparecer.
Ambientação
Estou torcendo para que a Atlus abandone o Highschool e nos dê um clima mais adulto na série. Talvez universitários ou até mesmo personagens adultos que já trabalham como no Persona 2 Eternal Punishment.
O universo também deve ser diferente do 3 e do 4. Provavelmente teremos um mundo novo para o Persona 5.
Inimigos
Aqui é mais difícil, mas acho que talvez os desenvolvedores retornem com demônios como inimigos e deixem de lado os shadowns um pouco. Afinal precisamos de coisa nova. E eu sei que a Atlus é boa em nos surpreender. O problema disso é que como no Persona 2 e 1 os personas que extras da velvet room poderão também ser os os demônios que enfrentamos. Espero que a equipe do Persona 5 consiga nos dar monstros e personas variados, e digo monstros mais detalhados que os shadows.
O Personagem Principal

Logo de cara devemos ter a opção de escolher o sexo do personagem e talvez a data de nascimento, para um futuro evento especial dentro do jogo. Como o jogo deverá ter as já tradicionais cenas em Anime. Não deverá ser possível escolher a aparência do personagem.
Música
Esperem por mais J-pop (Espero errar feio nessa aqui).
Sistema de Batalha
 Devemos ter uma grande mudança nesse aspecto. Só não tenho muita ideia de como irá ficar. Talvez algo mais dinâmico, mas ainda em turnos e controlando mais de quatro personagens. Ou como alternativa termos a opção de trocar de personagem durante a batalha.
Duvido um pouco, que os diferentes tipos de ataque físico irão voltar no Persona 5. Assim como no Persona 4 devemos ter apenas um único tipo de ataque físico.
 Velvet Room

Não pode faltar a Velvet Room né? Como a Velvet Room é usada somente para que possamos gerenciar nossos personas, acredito que ela não deve ser diferente dos últimos jogos. Porém acredito que alguns personagens da Velvet Room do Persona 2 possam voltar.
Dungeons
O sistema de dungeon aleatória não deve ser usado novamente. Mas isso não quer dizer que as coisas ficarão mais fáceis. Quer dizer apenas que teremos cenário bem mais variados.
Calendário
 Provavelmente o Persona 5 trará um novo sistema de calendário, algo ainda mais refinado, e talvez mais flexível.
DLC
 Esperem por muitos DLCs,como, personagens extras,personas extras, dungeons extras, e talvez até finais extras. Em outras palavras esperem por Persona 3 FES, só que como DLC.

Bem tá ae tudo que eu consegui pensar, para o próximo jogo do Persona. Nem irei me atrever a chutar o enredo do próximo jogo. Prefiro me surpreender.
Logo eu posto a parte 2 com os meus sonhos para essa grande franquia de Shin Megami Tensei.

6 comentários:

  1. Tomara que a Atlus não monte um RPG sem turnos... ia ficar muito ruim se de repente mudasse essa parte.

    Agora, o resto é esperar mesmo, eu joguei o 3 e tals, mas depois de jogar o Persona 2 Innocent Sin e Persona 2 Eternal Punishment é até difícil engoliar aquela trama colegial.

    A história é boa e eu sei mas a maturidade do Persona 2 é muito mais sinitra e profunda e de fato espero muitíssimo que eles voltem nesse foco.

    Personas em geral seria melhor ter muito mais opções de fato e pra mim misturar várias mitologias já me agrada muito.

    A parte de ataques combinados pra mim se tiver eu acho bom mas se não tiver não sinto falta...e quanto ao modo de invocar por dois modos eu realmente acho bacana, acho que deveria haver coisas como na hora de ajudar o personagem envolvido, tivessem opções que o levassem a ter personas naturais ou ter algum objeto como tu disse. Seria legal e aumentaria o tempo útil do jogo se o final ainda seguisse essa idéia e mudasse de acordo com as escolhas.

    Social Link eu só gostaria muito que fossem opcionais e nada obrigatórios... se quiser ficar mais forte no P3 e P4 a pessoa que ta jogando TEM QUE FAZER... e ae é foda. O SL poderiam dar bônus ou coisas que não atrapalham uma evolução de caractéristica dos personagens ou personas.

    Trilha sonora eu espero que façam algo semelhante ao P2 também ou mudem. Por favor, já temos J-pop demais.

    Roteiro não consigo imaginar também...

    Agora o lance do personagem principal ser homem ou mulher poderia ter mesmo assim como no Persona 3 Portable. Seria bem bacana ver como cada um deles ve as coisas e tudo mais.

    ResponderExcluir
  2. Um trecho do seu comentário me fez lembrar de uma coisa. Irei fazer um paragrafo extra.

    ResponderExcluir
  3. Eu particularmente aposto no Jazz como trilha sonora para P5, especialmente se for um Persona mais adulto como todos estão esperando, acho que jazz e blues darão esse toque a série(na minh opnião).

    ResponderExcluir
  4. Jazz não é uma má ideia.
    Espero que já dê pra ter uma noção do jogo na E3.

    ResponderExcluir
  5. cara nao sei porque essa teima contra j-pop, na serie toda fez um marco, porque mesmo repetitivo as musicas eram interessantes o problema nao é acabar com o j-pop o probleama é dar toques ocidentais q acabara transformando o jogo por completo assim como DMC, a preferencia ainda é pelo j-pop pq a musica nao deixa o enredo infantil o que tranforma o enredo é jogar com crianças

    ResponderExcluir
  6. Nada contra J-pop. Só que não acho que o jogo inteiro precise ter. Trocar um pouco na hora da batalha pelo menos.

    ResponderExcluir